sábado, 21 de janeiro de 2012

Nosso pobre futebol.


?????????... CT do Naça, quando? 
 
Nosso último título-2007. Saudades daquelas arquibancadas.

Amigos.

Começarei fazendo apenas 5 perguntas que não querem calar, que está na boca do povo.

Porque Eduardo Braga destruiu o Vivaldo Lima e não fez outro para 15.000 pessoas?
Porque o presidente da Federação Amazonense não sai?
Porque os clubes profissionais se sujeitaram as migalhas da TV A Crítica por até 2014? 
Porque a prefeitura ainda não construiu um estádio municipal?
Porque a imprensa come abiu?
Quem tiver as respostas que diga.

Com a demolição do Vivaldão, o nosso futebol complicou-se ainda mais, o então governador Eduardo nos fez pagar micos, fazendo com que nossa equipe, o América tivesse que jogar longe da torcida amazonense, disputou a Série D 2010 mandando seus jogos em Santarém, interior de São Paulo, enfim longe da sua casa, o que é um absurdo. A torcida amazonense que votou nele ficou a ver navios até hoje. Em 2011 o Penarol teve que jogar no acanhado Floro Mendonça com capacidade para 2.000 pessoas. Vamos votar de novo.

A Federação vive sob o domínio do presidente/prefeito de Eirunepé ausente, distante 1.100km de Manaus. Quem nos garante que ele como dono do jornal não articulou essa parceria lucrativa para o matutino em questão, sim, porque os clubes vivem de pires na mão, os jogoss passam direto para a capital, quando deveria ser o contrário, ou seja, passar da capital para o interior. O torcedor claro, fica em casa assistindo Vasco, Flamengo etc, e de quebra dá um rolé na tv local apenas para saber o placar, tem futebol que resista?...

Para a prefeitura é mais cômodo gastar fortunas com futebol de areia, seleção brasileira de master, seleção de futsal etc. Porque? Está na cara, alguém está se promovendo, é muito fácil, tudo grátis, aí é covardia, enche a arena Povos da Amazônia, o Sesi, uma verdadeira massa de eleitores assistindo as seleções. Como nosso falido futebol não é mais de massa, eles esquecem, vão deixando de lado. Vejam outro exemplo. O boi, é de massa? Claro, os shows de cantores de fora gratuítos leva massa? Claro. 

Para a imprensa falada e escrita, é fácil ficarem calados, é fácil saber porque, basta ouvir os programas das mesmas e os comercias de quem são. Os jornais acham que vendem mais pondo no pedestal os clubes do Rio e São Paulo. E do nosso futebol? Só falam mau e quando dão uma notícia é tão pequena que cabe em caixa de fósforo.

Ainda tem radialistas pondo no pedestal a Arena da Amazônia. Voces pensam que o campeonato amazonense vai ser disputado lá? Estão enganados. Quanto seria o quadro móvel da arena? No Vivaldão era em torno de 14.000 reais segundo as rádios que transmitem os jogos. Não pensem que com as arrecadações do aluguel da arena vão pagar o campeonato amazonense. Só vendo, quero estar enganado, quero a arena para o nosso futebol sim. Mas que é difícil é, continuo dizendo, tem que ter um estádio de menor porte para servir apenas ao futebol.

Então amigos, espero ter contribuído no esclarecimento de uma pequena parte sobre nosso futebol. Das inúmeras perguntas que são feitas e ficam sem respostas.

Não estou aquí dizendo que nossos governantes estão errados, eles tem seus motivos para agirem assim, posso até estar enganado, mas, porque não se fazer um outro estádio menor? E a colina? A Fifa está só na espreita, ao primeiro deslize ela corta tudo, ela não brinca em serviço.

Sou solidário ao encontro dos torcedores no dia 27 de janeiro de 2012, que daí saiam as idéias para virar o jogo.
Abs.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário