quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Quem pega quem no campeonato.

Amazonense de 2018 pode ter "grupo do interior" caso São Raimundo seja campeão

Com o título, Tufão iria para chave B, ao lado de Manaus, Fast e Rio Negro. Já CDC teria companhia de Penarol, Princesa e Nacional, que seria única exceção em relação a interioranos.

Por GloboEsporte.com, Manaus, AM
 
São Raimundo e CDC eliminaram Cliper e Holanda, respectivamente, e, além da vaga na decisão da Série B do Campeonato Amazonense, garantiram o retorno à elite estadual de 2018. Mas não é apenas o caneco inédito - para ambos - que está em jogo: a composição dos grupos da primeira divisão da competição também entra em pauta.
Grupos podem ficar separados por Grupos podem ficar separados por
Grupos podem ficar separados por "ponte" (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)
Um título do Tufão, por exemplo, pode significar, praticamente, a formação de representantes interioranos na chave A- a exceção seria apenas o Nacional, que teria a companhia de Penarol-AM, Princesa e o CDC, que, no caso, teria que ser vice da Série B. No outro grupo B, ficariam quatro times da capital: Manaus, Fast, Rio Negro e São Raimundo.
A curiosidade pode não significar nada. Mas também pode dificultar a vida de alguns. Pelo menos nos quesitos de viagens. Alguns times do grupo B teriam que fazer, pelo menos, duas viagens longas no primeiro turno, enquanto o Nacional atuaria todos os jogos em Manaus. Já os times do interior, seja qual for, farão duas viagens no turno e mais uma no returno, no mínimo - em nenhum dos turnos haverá jogos de ida e volta na primeira fase.
O estadual deve ocorrer entre os dias 20 de janeiro e 14 de abril. O Campeão ficará com as vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileiro, enquanto o vice só não levará a vaga da Copa Verde. O terceiro colocado levará esse ônus (Copa Verde) para a temporada seguinte.
Entenda o formato de disputa
>>> Ao contrário das últimas duas edições, em 2018 as oito equipes ficarão divididas em dois grupos de quatro cada. O atual campeão, Gavião do Norte, assim como o vice, Leão da Vila Municipal, serão os cabeças de chave. Ou seja, ficarão em grupos distintos. Manaus ficará na Chave B, enquanto Nacional será do grupo A. Os outros três componentes de cada grupo foram definidos através de um sorteio, realizado nesta sexta, sendo que a colocação final no Amazonense de 2017 foi desconsiderada.
- O quarto colocado de cada grupo estará eliminado do primeiro turno.
- O campeão de cada grupo avança, automatcamente, às semifinais do turno.
- Os outros dois semifinalistas serão definidos assim: 2º do B x 3º do A e 3º do B x 2º do A, em uma espécia de quartas de final. Em nenhum dos confrontos haverá vantagem para o melhor classificado na primeira fase.
- Os vencedores das quartas avançam às semis e, posteriormente, à final.
Segundo turno
>> No segundo turno, porém, os componentes de cada grupo duelarão entre si.
- O quarto colocado de cada grupo estará eliminado do segundo turno
- O campeão de cada grupo avança, automaticamente, às semifinais do turno.
- Os times que ficarem na segunda e terceira colocação de cada grupo disputarão uma espécia de quartas de final do turno. A diferença é: 2º do B x 3º do B e 2º do A x 3º do A.
- Os vencedores das quartas avançam às semis e, posteriormente, à final e título do turno.
A final de cada turno será em jogo único.
>>> Se o mesmo time vencer os dois turnos, essa equipe será campeã de forma automática, sem necessidades de disputar uma final geral do Campeonato.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário