quinta-feira, 30 de julho de 2015

CPI do futebol.


Membro da CPI do futebol, senador do AM critica Série A com "uma região"

Omar Aziz (PSD), eleito pelo Amazonas, lamentou falta de clubes de Norte e Nordeste no Brasileirão. Parlamentar também falou sobre a investigação no Senado

Por Manaus, AM


Omar Aziz (Foto: Adeilson Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)Senador Omar Aziz, membro da CPI da CBF
(Foto: Adeilson Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)
O senador Omar Aziz (PSD do Amazonas), membro titular da Comissão Paralmentar de Inquérito que vai investigar denúncias de irregularidades que podem incluir as obras para a Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações 2013 e os contratos da CBF para as partidas realizadas pela Seleção e os campeonatos organizados pela entidade, criticou nesta terça-feira a falta de times de Norte e Nordeste na elite do futebol brasileiro. Atualmente, o Sport é o único representante das duas regiões na primeira divisão.
Para ele, a pouca participação dos clubes do Norte e Nordeste na Série A do Brasileirão se deve à exploração das agremiações por parte de empresários, tendo como consequência um torneio restrito a poucas regiões brasileiras.
- Não dá para você ver os grandes clubes brasileiros falidos e o futebol no Norte e Nordeste cada vez menor. Para você ter uma ideia o único clube do eixo Norte e Nordeste que está na Série A é o Sport e com isso você tem um campeonato brasileiro em uma região só. Aí você vê pessoas que nunca jogaram futebol na vida, nunca fizeram nada ganharem milhões, que estão devolvendo agora. Agora mesmo tem cidadão nos Estados Unidos devolvendo milhões que ganhou com o futebol brasileiro. Enquanto isso os clubes estão quebrados - disse, fazendo referência aos envolvidos no escândalo de corrupção da Fifa.
Atualmente, 100 clubes disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Destes, 38 são do eixo Norte e Nordeste. A região Norte possui apenas 2 representantes nas Séries A, B e C, sendo que o Amazonas, estado que elegeu Omar Aziz senador tem somente uma equipe no Brasileirão: o Nacional, clube do qual o parlamentar é torcedor declarado, que disputa a Série D.
CPI do futebol
Apesar da referência, Omar afirma que a CPI não se trata de uma perseguição a nomes específicos, sem garantir que a investigação realmente vai encontrar provas de corrupção no futebol brasileiro.
- Não posso antecipar se vai dar em alguma coisa, mas quem me conhece sabe que vou me esforçar muito para esclarecermos algumas coisas. Não é caça às bruxas. Não estou lá para perseguir ninguém, mas eu acho que a população brasileira que tem no futebol  a sua maior paixão no Brasil, tem que saber das coisas - completou.
O parlamentar ressaltou que os recentes resultados da Seleção Brasileira dentro de campo ajudam identificar que as coisas não andam bem fora das quatro linhas.
- Precisamos saber o que está acontecendo, até porque o que está em questão quando o Brasil perde por 7 a 1 não é a CBF e sim a Seleção Brasileira. É o Brasil que está jogando, não é a CBF ou um dirigente. É uma Seleção que está representando um país do porte do nosso e por isso precisamos saber o que está acontecendo. De lá para cá é calamidade. Perdemos a Copa do Mundo, depois a Copa América. Na sequência teve o fiasco do Pan. Está acontecendo alguma coisa. O Brasil não está acostumado a isso -  afirmou.
O senador disse ainda que a investigação é uma forma de prestar satisfações ao povo brasileiro, reiterando que o problema vai muito além do futebol.
- Não que a gente vá resolver o problema, não é o Senado que vai resolver. Mas nós vamos fazer encaminhamentos e tomar medidas de transparência, saber o que está sendo feito para que a gente possa dar uma satisfação à população brasileira - finalizou
*Com informações da Rádio Amazonas FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário