sábado, 20 de junho de 2015

É tudo ou nada.

Time enfrenta o Princesa neste sábado, na Arena da Amazônia, pelo jogo de volta da final do Amazonense. Leão pode perder por até um gol de diferença para ser campeão

Por Manaus, AM

Aderbal Lana, treinador do Nacional (Foto: Marcos Dantas)
Após realizar o último treinamento antes da grande decisão contra o Princesa, neste sábado (20), na Arena da Amazônia, a equipe do Nacional já encontra-se concentrada para o duelo que vale o título. De acordo com o treinador Aderbal Lana, o foco está em jogar desde o início como se não houvesse vantagem, utilizando-a somente se necessário. O técnico revela que a carga de treinamentos foi menos puxada por causa do cansaço da equipe e exalta a primeira decisão de Amazonense na Arena.
Aderbal Lana, treinador do Nacional (Foto: Marcos Dantas)Com a melhor campanha do campeonato, somando a primeira fase e os jogos do mata-mata até aqui e sem poder ser alcançado, o Nacional priorizou o cuidado com o desgaste do elenco antes da grande final ao longo de toda a semana de treinamentos. Aderbal Lana revela que a apesar da expectativa pela grande final foi preciso "tirar o pé".
- Tivemos treinamentos normais, mas com uma carga de trabalho um pouco menor. Foi um campeonato muito longo e problemático e por isso sabíamos que precisávamos poupar energia para a final. Foi uma semana diferenciada por conta da expectativa para o jogo, mas foi preciso desacelerar um pouco - disse ao GloboEsporte.com.
Ele afirma que a semana também foi importante para controlar o emocional dos atletas.
- Está todo mundo tranquilo. Nessa reta final o grupo tem uma reunião com a diretoria e com a comissão técnica antes do jogo, justamente para deixar claro que o papel deles é jogar futebol. E que mesmo que façamos tudo certo, o título pode acabar não vindo. Então, cada um terá suas responsabilidades, principalmente a comissão técnica. O trabalho consistiu também em controlar o emocional e a adrenalina para o jogo - completou.
Nacional e Princesa final do Amazonense 2015 (Foto: Marcos Dantas)Nacional e Princesa fazem a final do Amazonense 2015 (Foto: Marcos Dantas)
Lana fala ainda sobre a vantagem adquirida no jogo de ida - vitória por 1 a 0 e, consequetemente, o direito de perder por até um gol de diferença (joga por dois resultados iguais, pois teve a melhor campanha na primeira fase). Para ele, o resultado só deve ser "utilizado" caso seja necessário. A ideia é jogar como se a vantagem não existisse, segundo ele.
- Sabemos que temos uma vantagem, mas  só podemos usar quando for preciso. Temos um adversário muito forte pela frente e temos que dar o máximo. Temos que esquecer que essa vantagem existe, e se houver necessidade, por uma circunstância ou outra da partida a gente pode jogar pelo resultado - afirmou.
Ele acredita que para ser campeão, o Nacional deste sábado (20) deve ter a mesma postura da equipe que entrou em campo no primeiro jogo e conseguiu uma vitória valiosa em um jogo nervoso.
- O negócio é ter vontade, determinação, posicionamento e todas as qualidades que mostramos ao longo do campeonato - disse.
Convite ao torcedor
Lana também diz que gostaria de ver o torcedor em peso na Arena da Amazônia. Além do motivo histórico, ele afirma que esta é uma excelente oportunidade para utilizar um estádio que custou tão caro.
- O advento da Arena é uma coisa boa para o futebol amazonense. Hoje, ir ao estádio é como ir a um shopping e temos que aproveitar. Agora, eu penso que deveria haver uma condição melhor para se jogar na Arena. Recentemente estivemos na Fonte Nova (sede da Copa em Salvador) e vimos que não há dificuldade de se jogar lá. Os torcedores conseguem chegar com tranquilidade. Aqui é sempre uma dificuldade. Ruas são fechadas, o trânsito é alterado. O torcedor fica a 3 Km do estádio. Precisamos parar com essa frescura de padrão Fifa e voltar ao padrão baré. 

Horário do jogo. 15h.
Data. 20/06/2015.
Nacional x Princesa.
Local. Arena Vivaldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário