quinta-feira, 2 de maio de 2024

Campeão, um sonho impossível, será? Categoria de base? Onde?

Essa foi nossa última taça conquistada em 2015, de lá pra cá lá se vão 9 anos de muito sofrimento, muitas dívidas, muitos times medíocres. Mesmo assim, conquistamos o nosso último título sob o comando do grande Aderbal Lana.

Depois disso, foram só fracassos, todo presidente que entrou, deixou dívidas com jogadores na justiça. Com a falta de dinheiro cada um se virou como pôde para por o time em campo. 

Como os recursos eram poucos, a tendência era montar o time com jogadores barato, os chamados refugos, o que tem nos perseguido ao longo desses 9 anos.

Presidentes teimosos, cabeça dura, todos se achando os donos da verdade, aí é que o bicho pegou, não sabem nada de futebol, contratam gestores meia boca e só visam o futebol profissional, esquecendo totalmente a categoria de base, que diga-se de passagem, sempre revelou ótimos jogadores para o clube.
Fernandinho, Camarão, Corrêa, Sérgio Duarte, Tojal, Paulo Galvão, Careca, Zé Eduardo, França, Júnior Negão, Tiago Verçosa e tantos outros. Mas, ninguém vê isso.

É da base que saiam os grandes jogadores para o profissional, 5 a 6 saiam no ano, aí era só mesclar com os de fora e saia um bom time para competir com qualquer um daqui

Hoje a nossa categoria de base é uma das piores do estado, estamos atrás de Manaus FC, Amazonas FC, Princesa, São Raimundo, Fast e pasmem! O Librade, aquele mesmo que meteu 8x2 no nosso Sub-20 Quem é Librade?

Por incrível que pareça os clubes acima tem muito mais recursos para suas categorias de base do que nós, uma vergonha. Em 2023 o nosso presidente atual encheu a boca para dizer que seríamos a maior base do estado, só conversa fiada. Nunca teve o dinheiro para transporte, lanche etc. Para o time se deslocar era um Deus nos acuda. 
Presidente quando entra no clube, só visa o profissional, não tem experiência no ramo, aí vem os fracassos.

Nossa escolinha, colocou na mão de gente que não é habilitado não sabe bolufas, não sabe nem pra onde vai escolinha de futebol, hoje, se tivermos 30 alunos é muito, não tem manutenção nem credibilidade, no início desse ano colocou o vice presidente pra cuidar, ele não tem aportes pra manter. Vai começar esse ano, vamos ver no que vai dar, se vem algum patrocínio...
A categoria de base também tem que ser profissional, pelo seguinte, treinamento igual ao do profissional, para o garoto quando subir para o time de cima, não estranhar nada, o que ele vai fazer no profissional, ele já faz na base, é assim que funciona.

Vejam o exemplo nos grandes clubes, o garoto treina base o mesmo do profissional, vejam exemplos recentes, Endrick e um outro do Palmeiras, jogam uma maravilha e por aí vai...

Como resgatar a torcida, com esses times malas que montam, cheios de refugos etc...
São pequenos exemplos fáceis de serem adotados, paciência...

Léo Gordon.  
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário