terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Os pneus na fórmula 1.

Você sabia?
Por Lívio Oricchio. 2017.
Cada piloto tem direito a 13 jogos de pneus para o fim de semana do GP. A Pirelli disponibilizará nesta temporada cinco tipos de pneus para pista seca: ultramacio, supermacio, macio, médio e duro. O ultramacio é uma novidade. A cada etapa do campeonato a Pirelli e os comissários da FIA escolhem três tipos, a serem utilizados nos treinos livres, na classificação e corrida. Em 2015 eram apenas dois tipos. Essa diferença gera desdobramentos maiores do sugerido. Mais para a frente ficará claro. 
Pirelli lançou pneus ultramacios (faixa roxa) e passou a disponibilizar três tipos de compostos por etapa (Foto: Divulgação)Pirelli lançou pneus ultramacios (faixa roxa) e passou a disponibilizar três tipos de compostos por etapa (Foto: Divulgação)

Desses 13 jogos, o regulamento exige dos pilotos a manutenção de um jogo do mais macio, no caso desses eventos, o supermacio, para a última seção do treino de definição do grid, o chamado Q3. Ele só pode ser usado nessa hora. E os 8 pilotos que se classificarem para o Q3, não mais 10, como em 2015, devolvem para a Pirelli esse jogo de supermacio. 
Os que não passaram do Q2 podem ficar com esse jogo do supermacio para usar na corrida. É uma vantagem, uma forma de o regulamento tentar aproximá-los dos primeiros no grid. Vale lembrar que os pilotos devem largar com o jogo de pneus que tinham no carro ao estabelecer o melhor tempo no Q2, como no ano passado, não no Q3.
A Pirelli e a FIA ainda designam dois jogos de pneus para serem usados exclusivamente durante a corrida. Nos quatro primeiros GPs a escolha é um jogo dos médios e um dos macios. Os pilotos devem reservá-los para o domingo, sendo que têm a opção de escolher apenas um deles, o jogo dos macios ou dos médios, para colocar no carro durante a corrida, nos seus pit stops. E não precisam antecipar aos comissários qual usarão.

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