segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Roteiro do campeonato.

Guia do Amazonense: fórmula confusa e equilíbrio entre capital e interior.

Com oito times, sendo três do interior e cinco da capital, estadual começa no dia 20 de janeiro, com dois jogos. Nivelamento entre clubes dificulta na hora de apontar um favorito.

Por GloboEsporte.com, Manaus, AM

Que rufem os tambores, pois o Campeonato Amazonense está para começar. No dia 20 de janeiro, depois de sete meses de saudade (e algumas decepções no cenário nacional, é verdade), o duelo entre os últimos finalistas, Manaus F.C e Nacional, abre a disputa da 102ª edição do estadual. A primeira rodada ainda conta com outros três jogos: Princesa x Fast, Penarol x Rio Negro e CDC x São Raimundo.
Na temporada de 2018, oito times lutam pelo caneco. Desses, apenas o CDC Manicoré nunca levou o título para casa. Além de regulamento confuso e nunca antes visto, outra coisa que chama atenção nesta temporada são as dificuldades financeiras e, consequentemente, o equilíbrio entre os clubes participantes - seja da capital ou do interior. O resultado são diretorias que recorreram a base ou buscaram reforços com salários "reais'' e que tenham certa bagagem no cenário amazonense.

Manaus

Campeão amazonense em 2017, o caçulinha do Estado tem o plantel mais valioso entre todos os competidores. Isso porque, além do Barezão, o clube disputa Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. Essa é, inclusive, a primeira vez que a agremiação representa o Amazonas em competições de âmbito nacional. O plantel, com 25 nomes, foi apresentado - em cerimônia oficial, com direito a buffet - ainda no mês de dezembro, mesma época em que o treinador Wladimir Araújo foi escolhido.
O Manaus é o atual campeão amazonense (Foto: Antônio Lima/Sejel)O Manaus é o atual campeão amazonense (Foto: Antônio Lima/Sejel)
O Manaus é o atual campeão amazonense (Foto: Antônio Lima/Sejel)
A base é a mesma que foi campeã inédita em 2017, mas ainda conta com reforços experientes, como são os casos dos meis Rossini e Cleitinho, além dos atacantes Nena e Romarinho e o zagueiro William Thuram, que já disputou Champions League, mas não tem parentesco com o "primo rico'' com história na seleção francesa.
Elenco

Goleiros: Jonathan, Milton, Bruno Saul e Nathan
Laterais: Tiago Granja, Átila, Zadda e Negueba
Zagueiros: Paulão, Deurick, Clayton He-Man, William Thuram e Natan
Volantes: Panda, Tiago Amazonense, Juninho e Amaralzinho
Meias: Hamilton, Cleitinho, Rossini e Wander
Atacantes: Nena, Romarinho, Thiaguinho e Wesley Napão

Nacional

A época de vacas gordas ficou no passado. O Naça, que sempre foi reconhecido por pagamentos em dia, CT próprio e por ser o clube mais bem estruturado do Amazonas, atualmente sofre com o emagrecimento da conta bancária. Como em 2017, a diretoria montou um elenco com jogadores de pouco renome nacional, mas com bagagem no Estado. O que atraplha o planejamento, porém, são as dívidas com diversos atletas que vestiram a camisa do time na última temporada. Alguns deles, inclusive, expuseram o atraso salarial na imprensa.
Nacional foi campeão amazonense em 2014 e 2015, mas vive jejum de dois anos sem títulos (Foto: Isabella Pina)Nacional foi campeão amazonense em 2014 e 2015, mas vive jejum de dois anos sem títulos (Foto: Isabella Pina)
Nacional foi campeão amazonense em 2014 e 2015, mas vive jejum de dois anos sem títulos (Foto: Isabella Pina)
Com 28 nacionalinos, sendo cinco da base, poucos são os nomes conhecidos da torcida. Da última temporada, por exemplo, apenas Marcelo Valverde, Jackie Chan, Alexsandro e Paulo Roberto são remanescentes. Isso sem contar as promessas Alison e Kalil, por exemplo. O atacante Cristiano e lateral Rodrigo ítalo, que estavam no Rio Negro, também somam passagens pelo Leão e podem dar trabalho. O comandante é Sinomar Naves, campeão amazonense em 2014 com o grupo, após vitória épica sobre o Princesa.
Elenco

Goleiros: Marcelo Valverde, Paulo Wanzeler, Douglas e Almeida
Laterais: Pedro Balú, Paulo Rossínio, Artur Lima e Rodrigo ítalo
Zagueiros: Guigui, índio, Zé Antônio, Bianor, João Pedro, Kaique e Kalil
Volantes: Delciney, Junior Baé, Alison e Ramon
Meias: Fininho, Alexsandro, Gustavo e Felipe Leite
Atacantes: Cristiano, Jackie Chan, Paulo Roberto, Paulinho, Gustavo e Ronni

Fast

Após fim de temporada dramática em 2017, com direito a eliminação na primeira fase de Copa Verde, Copa do Brasil e Série D, além da queda nas semifinais do estadual, o Tricolor de Aço até ameaçou a fechar as portas para o futebol, mas preferiu dar uma repaginada na maneira de gerir o esporte. Por isso, contou com algumas mudanças na diretoria, como a entrada do ex-Penarol Sérgio Rodrigues no cargo de gestor, e na comissão técnica, como o retorno de Paulo Morgado. Mesmo assim, jogadores da última temporada cobraram as pendências do clube publicamente.
Em 2016, Fast foi campeão e pulverizou jejum de 45 anos (Foto: Marcos Dantas)Em 2016, Fast foi campeão e pulverizou jejum de 45 anos (Foto: Marcos Dantas)
Em 2016, Fast foi campeão e pulverizou jejum de 45 anos (Foto: Marcos Dantas)
Sem apresentação oficial, a delegação fastiana embarcou para Venezuela no dia 1 de janeiro, onde está até o momento realizando pré-temporada. Neste período, foram três jogos-treinos, com destaque para os atacantes Vitinho, Claudinei e Jhorman, que balançaram as redes. O goleiro é o velho conhecido Labilá, além de Roberto Dinamite, que volta a ser capitão depois de cirurgia no joelho. O elenco é composto, principalmente, por ex-jogadores do Penarol e reforços do país vizinho.
Elenco

Goleiros: João Albano e Labilá
Laterais: Serginho, Jamesson e Joel Clara
Zagueiros: Manuel Júnior, Carlinhos Rocha, Junior e Parra
Volantes: Renê, Alex Piauí e Navarro
Meias: Edicleber, Vitinho, Arian e Claudinei
Atacantes: Jhorman, Rodrigo Marajó e Hermes

Princesa

Quarto colocado na última edição, o Princesa é o amazonense mais bem colocado no ranking da CBF, na 80ª colocação. Por conta disso, inclusive, o time ganhou uma vaga - antes confirmada ao Fast - na fase preliminar da Copa Verde, quando enfrenta o Interporto-TO, nos dias 21 e 24 de janeiro, antes mesmo de estrear no estadual.
Princesa foi o último time do interior a levantar o caneco, em 2013 (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)Princesa foi o último time do interior a levantar o caneco, em 2013 (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)
Princesa foi o último time do interior a levantar o caneco, em 2013 (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)
Outro que está em crise financeira, o Tubarão do Norte foi o que mais recorreu à base, além de nomes que costumam compor elenco, como de Toró, Randerson, Eric ou Elton. A primeira lista foi fechada no dia 4 de janeiro, após seletiva realizada no estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru. Uma semana depois, o clube confirmou cinco reforços em sua página oficial: os atacantes Kelvin, ex-Holanda, Emiliano, e Dhones, da base, além dos meias Judá, outra revelação, e Cléber Alagoano. O treinador será Alberone.
Elenco

Goleiros: Darlan e Victor
Laterais: Alberto 
Zagueiros: João Pedro, Erick e Elton
Volantes: Cristiano Natal, Toró e Matenay
Meias: Randerson, Cléber Alagoano e Judá
Atacantes: Imperador, Dhones, Kelvin e Emiliano

Rio Negro

Depois de decepcionar na última temporada, ficando de fora do G-4 na última rodada da primeira fase, o Rio Negro viveu meses de forma misteriosa, até que anunciou o primeiro nome para 2018: o do treinador atual campeão do Estado Aderbal Lana.
Volante Ives, Ex-Vasco e Flamengo, defenderá o Rio Negro em 2018 (Foto: Marcos Dantas)Volante Ives, Ex-Vasco e Flamengo, defenderá o Rio Negro em 2018 (Foto: Marcos Dantas)
Volante Ives, Ex-Vasco e Flamengo, defenderá o Rio Negro em 2018 (Foto: Marcos Dantas)
Aos poucos, é claro, surgia uma especulação ou outra nas redes sociais, mas a verdade é que a diretoria esperou o momento certo para apresentar o plantel de forma definitiva. A oportuniadde ocorreu no dia 6 de janeiro. Com parte do time que atuou pelo Galo em 2017, a grande novidade foi o volante Ives, ex-Vasco e Flamengo, e o retorno de Wagner Diniz, que este ano defenderá a camisa alvinegra da Praça da Saudade.
Goleiros: Pablo e André Regly

Laterais: Andrezinho, Leandro Silva e Wagner Diniz 
Zagueiros: Leandro, Douglas Ferreira e Herick
Volantes: Ives, Jean
Meias: Uander, Carlos Eduardo e Rafael Oliveira
Atacantes: Gleisson, Dalmo, Gustavo (base)

Penarol-AM

O Penarol já trabalha com bola desde o início de janeiro, mas o clube apresentou o elenco, oficialmente, somente no dia 8, em Itacoatiara, para milhares de torcedores - que, na verdade, prestigiaram evento de bingo e aproveitaram para acompanhar a cerimônia de apresentação de plantel. O grupo interiorano conta com 23 jogadores, entre promessas da cidade e nomes renomados, além da comissão técnica, composta, principalmente, pelo técnico Carlos Tozzi.
Campeão amazonense em 2010 e 2011, Penarol montou um elenco recheado de nomes consagrados no Estado (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)Campeão amazonense em 2010 e 2011, Penarol montou um elenco recheado de nomes consagrados no Estado (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Campeão amazonense em 2010 e 2011, Penarol montou um elenco recheado de nomes consagrados no Estado (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Os grandes destaque do grupo são o quarteto definsivo, formado por Samir, Preto, Thiago Brandão e Pastor, além dos laterais Emerson e Gelvane. Na frente, nomes como os de Kitó, Raílson, Leozinho, Branco, Chares e Marinelson também não podem ser ignorados.
Elenco

Goleiros: Dida, Rascifran e Charles Martins (Itacoatiara)
Zagueiros: Samir, Preto, Thiago Brandão, Pastor, Ferrugem
Laterais: Bruninho (Itacoatiara), Emerson, Gelvane e Dé (Itacoatiara)
Meias: Jeferson, Léo, Marlon Teixeira (Itacoatiara), Rony (Itacoatiara) Kitó, Leozinho, Celsinho, Railson e Walax
Atacantes: Branco, Charles, Marinélson, Guigue (Itacoatiara) e Vinícius (Itacoatiara)

São Raimundo

Campeão da Série B, o São Raimundo retorna à Série A do estadual após primeiro rebaixamento na história - ainda assim, disputou a elite de 2017. Depois de montar um elenco competitivo na divisão de acesso, o clube sofreu com mudanças na diretoria e comissão técnica. Sendo assim, perdeu o treinador Sidney Bento e gestor de futebol Eduardo Clara e anunciou Marquinhos Piter e Fábio Luiz para os respectivos cargos. O segundo, inclusive, também deixou o cargo.
São Raimundo foi campeão da segunda edição da Série B em 2017 (Foto: Fabricio Carvalho)São Raimundo foi campeão da segunda edição da Série B em 2017 (Foto: Fabricio Carvalho)
São Raimundo foi campeão da segunda edição da Série B em 2017 (Foto: Fabricio Carvalho)
No ano do centenário, o objetivo é retornar ao cenário nacional. Até o momento, 14 nomes foram contratados. São eles: os goleiros Matheus Melo e Miguel, os zagueiros Weelighton, Gustavo e Ediglê, os laterais Guilherme e Endy, os volantes Rafinha e Felipe Cristiano, os meias Lucas Victor, Dedezinho, Dennis Maranhão e Macelison, e o atacante Silvio.
Elenco

Goleiros: Matheus Melo e Miguel
Zagueiros: Weelighton, Gustavo e Ediglê
Laterais: Guilherme e Endy
Volantes: Rafinha e Felipe Cristiano
Meias: Dennis Maranhão, Lucas Victor, Dedezinho e Macelison
Atacantes: Silvio

CDC

Atual vice-campeão da Série B, o CDC tem o planejamento menos adiantado até o momento. Após cinco anos distante da primeira divisão, o clube retorna com uma diretoria nova, como o dirigente Mozart Carlos, mas um treinador experiente, como é o caso de João Carlos Cavalo, anunciado há duas semanas e que foi campeão estadual em 2016.
CDC conta com apoio da prefeitura e montou um time mais caseiro (Foto: Divulgação)CDC conta com apoio da prefeitura e montou um time mais caseiro (Foto: Divulgação)
CDC conta com apoio da prefeitura e montou um time mais caseiro (Foto: Divulgação)
Em relação a elenco, a promessa é manter a base do vice-campeoanto, sendo entre eles o volante Matheus Bento, o meia Werley e os atacantes Henrique Balotely e Joiner Tanque. O clube ainda corre contra o tempo para fechar a contratação de outros atletas que disputaram a Série B deste ano, além de reforços que podem chegar do futebol catarinense.
Regulamento
Primeiro turno
>> No primeiro turno, as equipes do Grupo A vão enfrentar as equipes do grupo B - quatro jogos para cada um.
- O quarto colocado de cada grupo estará eliminado do primeiro turno.

- O campeão de cada grupo avança, automaticamente, às semifinais do turno.
- Os outros dois semifinalistas serão definidos assim: 2º do B x 3º do A e 3º do B x 2º do A, em uma espécie de quartas de final. Em nenhum dos confrontos haverá vantagem para o melhor classificado na primeira fase.
- Os vencedores das quartas avançam às semis e, posteriormente, à final.
Segundo turno
>> No segundo turno, porém, os componentes de cada grupo duelarão entre si.
- O quarto colocado de cada grupo estará eliminado do segundo turno

- O campeão de cada grupo avança, automaticamente, às semifinais do turno.
- Os times que ficarem na segunda e terceira colocação de cada grupo disputarão uma espécie de quartas de final do turno. A diferença é: 2º do B x 3º do B e 2º do A x 3º do A.
- Os vencedores das quartas avançam às semis e, posteriormente, à final e título do turno.
A final de cada turno será em jogo único.
>>> Se o mesmo time vencer os dois turnos, essa equipe será campeã de forma automática, sem necessidades de disputar uma final geral do Campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário