sexta-feira, 3 de novembro de 2017

FAF e Clubes definem detalhes do Amazonense 2018.

Federação Amazonense de Futebol e Clubes do Amazonas se reuniram, nesta quarta-feira, em primeiro encontro arbitral, e definiram os primeiros detalhes para o Campeonato Amazonense de 2018. Ficaram pré-determinados o novo formato de disputa, que agora conta com dois grupos de quatro times cada, e as possíveis datas de abertura e encerramento da competição. O estadual deve ocorrer entre os dias 20 de janeiro e 14 de abril.Reunião ocorreu nesta quarta, na sede da FAF (Foto: Antônio Assis)
Seis times estão garantidos: Manaus, Nacional, Fast, Princesa, Rio Negro e Penarol, que nada mais são que os remanescentes da última temporada. A primeira divisão contará, também, com o campeão e vice da Série B do estadual, que começa no domingo. A próxima reunião do arbitral será no dia 9 de novembro, às 15h, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
O Campeão do estadual ficará com as vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileiro, enquanto o vice só não levará a vaga da Copa Verde. O terceiro colocado levará esse ônus (Copa Verde) para a temporada seguinte.
Entenda o formato de disputa
>>> Ao contrário das últimas duas edições, em 2018 as oito equipes ficarão divididas em dois grupos de quatro cada. O atual campeão, Gavião do Norte, assim como o vice, Leão da Vila Municipal, serão os cabeças de chave. Ou seja, ficarão em grupos distintos. Manaus ficará na Chave A, enquanto Nacional será do grupo B. Os outros três componentes de cada grupo serão definidos através de um sorteio, sendo que a colocação final no Amazonense de 2017 será desconsiderada.
Primeiro turno
>> No primeiro turno, as equipes do Grupo A vão enfrentar as equipes do grupo B - quatro jogos para cada um.
- O quarto colocado de cada grupo estará eliminado do primeiro turno.

- O campeão de cada grupo avança, automatcamente, às semifinais do turno. 
- Os outros dois semifinalistas serão definidos assim: 2º do B x 3º do A e 3º do B x 2º do A, em uma espécia de quartas de final. Em nenhum dos confrontos haverá vantagem para o melhor classificado na primeira fase.
- Os vencedores das quartas avançam às semis e, posteriormente, à final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário