quinta-feira, 27 de abril de 2017

Naça pode perder todos os pontos.

Atualizado em 27/04/2017 20h38

Naça, Galo e Penarol são denunciados por inscrição de jogadores após prazo

Julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas será na terça-feira, às 17h. Nacional pode perder 21 pontos, Rio Negro 15 e Leão da Velha Serpa 16

Por 
Manaus, AM  Por globoesporte,com.
Rio Negro e São Raimundo Amazonense (Foto: Gabriel Mansur)Nacional, Rio Negro e Penarol serão julgados, na próxima terça-feira, dia 02 de maio, às 17h, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJD-AM), por meio da Primeira Comissão Disciplinar. Os três clubes foram denunciados pela procuradoria da entidade por, supostamente, terem inscritos jogadores no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF após o prazo estabelecido no regulamento do Campeonato Amazonense deste ano, que é de 24h antes do primeiro jogo do returno.
Leandro (esquerda), do Rio Negro, é um dos jogadores que teria sido inscrito após o prazo (Foto: Gabriel Mansur)
De acordo com o procurador Victor Gabriel Fernandes Monteiro, que fez a denúncia, as três equipes poderiam inscrever atletas no BID até o último dia 17 e sem ultrapassar as 16h, já que a primeira partida do returno, no dia 18, ocorreria às 16h. Mas o Nacional inscreveu três atletas depois deste horário (Hudson, Alex Júnior e Mael), o Rio Negro dois (Léo Olinda e Leandro) e o Penarol dois (Kitó e Carlinhos Rocha). 
- O regulamento determinada que as inscrições sejam feitas até 24h da data do início do returno. A primeira partida ocorreu às 16h. Se não tivesse especificando o horário no regulamento, estaria tudo certo. O São Raimundo noticiou a infração do Penarol e o Fast as do Rio Negro e Nacional - disse o procurador. 
Kitó, meia do Penarol (Foto: Marcos Dantas)Kitó também é um dos jogadores inscritos irregularmente (Foto: Marcos Dantas)
Situação dos clubes em caso de punição
Na denúncia, o procurador Victor Gabriel estabelece punições aos três clubes por utilizarem os jogadores nas duas primeiras rodadas do segundo turno do Campeonato Amazonense. De acordo com os cálculos feitos por ele, o Nacional perderia 21 pontos na tabela de classificação, o Penarol 16 e o Rio Negro 15. Segundo o procurador, ele se baseou nos artigos 191 e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e estabelece perda de três pontos para equipe infratora por jogo, os pontos obtidos na partida e mais três pontos por cada atleta irregular.
Caso as equipes sejam punidas, a tabela do Campeonato Amazonense mudará muito. Atual líder da competição, com 20 pontos, o Nacional passaria a ficar com -1. O Rio Negro, vice, perderia 15 dos 18 e ficaria com apenas três. Já o Penarol, que tem 12, ficaria com -4.
Veja a simulação da tabela caso as equipes recebam punição máxima
1º - Fast (16 pontos)

2º - Princesa (16 pontos)
3º - Manaus (15 pontos)
4º - Holanda (11 pontos)
5º - Rio Negro (3 pontos)
6º - São Raimundo (1 ponto)
7º - Nacional (-1 ponto)
8º - Penarol (-4 pontos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário