segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FAF planeja a série B do AM.

O Fast nem mal foi campeão da elite do Campeonato Amazonense, e a Federação Amazonense de Futebol já começou a planejar o calendário da Série B do Amazonas. Com a intenção de sediar o torneio nos meses de fevereiro e março, a entidade máxima do futebol local convocou, por meio de um ofício, os nove times que possuem o direito de participar da disputa. Além do rebaixado Nacional Borbense, são eles: CDC Nova Olinda/Manicoré, Operário, Clíper, Holanda, Tarumã, Penarol-AM, Sul América e Iranduba.
Operário-AM campeão da Série B do Amazonense 2014 (Foto: Adeilson Albuquerque)O Sapão é o atual campeão do torneio (Foto: Adeilson Albuquerque)
De acordo com o diretor da FAF, Ivan Guimarães, as equipes terão até o dia 11 de novembro para dar uma resposta - positiva ou não - à federação. Em seguida, provavelmente no dia 16 deste mês, haverá a primeira reunião para definir o formato de disputa e as condições para competir na divisão de acesso.
A última edição da Série B foi realizada em 2014, quando o Sapão venceu o Rio Negro na final e consagrou-se bicampeão. Lobo do Norte, Cliper e CDC Nova Olinda também participaram da competição, mas ficaram pelo caminho.
Extinção e retorno
Em 2015, Federação Amazonense de Futebol e Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA) definiram, em comum acordo, a extinção da segunda divisão do Campeonato Amazonense. A decisão durou até maio de 2016, quando o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas rejeitou o novo formato. O TJD-AM se baseou no estatuto do torcedor, mais precisamente no artigo que consta: ''é obrigatória a existência de acesso e descenso. Ou seja, primeira e segunda divisão''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário