quarta-feira, 23 de março de 2016

Santos apela.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol recebeu na tarde desta quarta-feira (23) uma notificação do Santos-AP alegando infração do Nacional-AM na Copa Verde. Segundo o clube amapaense, o Naça entrou em campo, no jogo do dia 16 de março, em Manaus, com o atleta Tressor Moreno irregular. O colombiano foi autor de um dos gols do time amazonense na vitória de 4 a 2 sobre o Peixe da Amazônia.
Nacional x Santos-AP (Foto: Marcos Dantas)O  STJD pede explicação por parte do Nacional sobre a regularização do atleta, que, supostamente, infringe o artigo 34 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol, ao fazer "transferência-ponte". Ao realizar tal manobra, o Nacional fica passivo de sanção, podendo ser punido. A resolução é citada nos parágrafos 1º e 2º do artigo.

>> Tressor Moreno aparece no BID e pode estrear contra o Santos-AP

“Transferência-ponte”, especificada no documento que rege as normas da CBF, envolve um clube intermediário no registro do atleta no BID. De fato, a transição internacional do atleta colombiano ao futebol amazonense passou pelo Iranduba, time que fez o registro no dia 14 de março. No dia 15, às 15:59:51, a transferência de Tressor do Iranduba para o Nacional subiu no registro da CBF - 28 horas antes da partida do dia 16.
Art. 34 – Serão passíveis de sanção as chamadas "transferências-ponte". 
Parágrafo 1: Entende-se por "transferência-ponte" toda transferência que envolva o registro do atleta em um clube intermediário sem finalidade desportiva visando à obtenção de vantagem, direta ou indiretamente, por quaisquer dos clubes envolvidos (cedente, intermediário ou adquirente), do atleta ou de terceiros. 
Parágrafo 2º: Presume-se que a transferência não possui finalidade desportiva nas hipóteses exemplificadas: 1 – duas transferências definitivas do atleta em um lapso temporal igual ou inferior a 3 (três) meses; 
O Santos-AP solicita também a suspensão da partida entre Nacional e Remo, agendada para esta quinta, dia 24, às 21h30. E pede que a Procuradoria denuncie o clube amazonense por infração ao artigo 214 do CBJD. O procurador-geral da Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, abriu vista do documento e quer que a CBF se manifeste no prazo de 24 horas.    

Nacional nega irregularidade

Segundo o diretor de futebol do Nacional, Gilson Mota, a equipe amazonense não recebeu nenhuma notificação da Confederação Brasileira de Futebol ou do STJD sobre o caso. Ainda assim, o clube garante que a transferência de Tressor envolvendo um outro clube foi notificada e aprovada pela CBF.

A Federação Amazonense de Futebol (FAF), que também não recebeu qualquer sinalização sobre o caso até o início desta noite, afirma também que a transferência do colombiano foi feita com total aval da CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário