quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Campeonato no segundo semestre.


5/11/2015 20h10 - Atualizado em 25/11/2015 22h11

Reunião faf amazonense no segundo semestre (Foto: Divulgação)Reunião entre representantes da Federação Amazonense de Futebol e clubes ocorreu nesta quarta (Foto: Divulgação)
O calendário do futebol amazonense será diferente na próxima temporada. A principal mudança será em relação ao campeonato estadual. Em reunião entre federação (FAF) e clubes, nesta quarta à tarde, na sede da entidade maior do futebol, no Centro de Manaus, ficou definido que o Amazonense do próximo ano será no segundo semestre, ao contrário do que vinha ocorrendo nas últimas décadas, quando a competição ocorreu no primeiro semestre. Com a alteração, a Copa Amazonas, que foi disputada na segunda parte deste ano, foi extinta.
A mudança foi possível graças à maioria dos clubes, nove, que votou a favor, e cinco contra. Entre os que aprovaram estão Fast, São Raimundo, Manaus FC, Penarol, Operário, Nacional Borbense, Sul América, Cliper e Tarumã. Os que gostariam que o Amazonense continuasse no primeiro semestre foram Nacional, Iranduba, Princesa, Holanda e Rio Negro. CDC Manicoré foi a única equipe que não participou da reunião.
De acordo com o presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, o principal motivo para a alteração na data do estadual é a falta de recursos financeiros antevista pelos clubes para 2016. Segundo ele, as agremiações não estão confiantes na ajuda do Governo do Estado para a próxima temporada já no primeiro semestre, o que inviabilizaria grande parte das ações para o estadual. 
Dissica Valério Tomaz presidente faf amazonas (Foto: Marcos Dantas)Dissica Valério Tomaz explicou os motivos da alteração do torneio (Foto: Marcos Dantas)

- Sempre respeitamos a maioria. Foram duas exaustivas horas de discussão e ficou decidido que o campeonato começará em agosto. O problema é financeiro. Alguns clubes que tem um certo poder de fogo investiram muito em 2015 e aqueles que não tem tanto assim acabaram ficando com a receita comprometida. O dinheiro do governo é importante, mas ele não cobre todas as despesas da competição. Temos que respeitar isso - disse.
Dissica deu a entender ainda que, por sua vontade, o campeonato seria no primeiro semestre, mas acabou sendo voto vencido diante da maioria, que preferiu a competição na reta final de 2016.
- É difícil querer impor uma competição no primeiro semestre sabendo que os clubes vão estar fragilizados, sem condições de formar uma boa equipe. A consequência disso seria também não termos um bom campeonato, dando ainda menos motivação ao torcedor para ir ao estádio - completou.
Na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, os clubes voltam a se reunir com a FAF para definir as datas do calendário da próxima temporada.
FIM DA COPA AMAZONAS

A Copa Amazonas, que foi criada neste ano e dava vaga a uma equipe para a Copa Verde, no caso o Fast, que foi campeão, não será realizada no próximo ano. Segundo Dissica, apesar do sucesso, competição será extinta, pelo menos para 2016.
- A decisão foi pelo calendário profissional no segundo semestre o que, consequentemente, inviabiliza a possibilidade de realização da Copa Amazonas, que apesar de ter sido bem-sucedida, não será realizada no próximo ano. Não que nunca mais vamos ter Copa Amazonas. É que ano que vem teremos um calendário atípico por conta das olimpíadas, mas nada impede que a competição volte a ser realizada no futuro.
ENTENDA O CASO

O principal motivo utilizado pela Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (ACPEA) para sugerir a competição no segundo semestre era que os principais estádios de Manaus (Arena da Amazônia, Colina e Zamith) seriam fechados para jogos a partir de março, pois ficariam à disposição do Comitê Rio 2016 para receber os jogos de futebol das olimpíadas, em agosto. Porém, neste mês, o Comitê Manaus informou que estádio só seriam entregues no início de junho, o que viabilizaria uma competição de no mínimo quatro meses no primeiro semestre
Mesmo assim, a ACPEA insistiu que queria realizar a competição no segundo semestre. E o motivo passou a ser outro, falta de recursos financeiros para montar os elencos para a disputa do estadual no primeiro semestre. As equipes, que receberam ajuda do governo deste ano somente após o término do Amazonense, têm medo que o executivo estadual não ajude na primeira parte do ano.
Tanto fizeram que conseguiram colocar o campeonato amazonense no segundo semestre, essa ACPEA domina tudo, O Nacional é sempre voto vencido e assim eles conseguem seu intento. Essa associação foi criada pra ferrar sempre o Nacional. Todos são contra nós.       
Até mais...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário