quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Três conquistas fantásticas do Naça.

1981, ano de ouro.

O Torneio Internacional Pacto Amazônico.
Em pé. Ademir, Gato, Eli, Marinho Macapá, Murica e Antonio Carlos.
Agachados. Sarará, Fernandinho, Jasson, Patrulheiro e Reis. O garoto
em frente ao Patrulheiro, é o amigo Luis Cláudio, quando menino.

O torneio do Pacto Amazônico foi realizado em Manaus no ano de 1981, e contava com clubes dos países que compunham a Amazônia internacional, como por exemplo: Millonarios da Colombia; Sporting Cristal e Alianza Lima do Peru; Tuna Luso de Belém e Fast Clube de Manaus dentre outros.
A conquista do Nacional teve um valor de nível internacional, apesar de este torneio ter sido disputado em Manaus ele reunia além dos maiores clubes da Colômbia e do Peru, o que valorizou mais ainda a conquista do Nacional.

O estadual invicto.

No estadual o Nacional buscava o hexacampeonato, e os adversários já não aguentavam mais, o Nacional já havia ganhado com sobras a Taça Amazonas e o Torneio Internacional do Pacto Amazônico, do qual outro clube amazonense participou e foi eliminado pelo Nacional, o Fast.
O "Naça" ganhou o 1° turno do campeonato, entrou no quadrangular final do 2° turno e venceu os três jogos que disputou, sagrando-se campeão amazonense com louvor, porém, o hexa como dito, não agradou os rivais, pois o clube ainda teve que lutar pelo campeonato e pela posse da taça conquistada em campo, no tribunal, respondendo a liminares de Fast Clube e América que se confundiam em acusações contra o clube azulino, antes o rival Rio Negro havia desistido no 1° turno após não se classificar pra fase final.
O caso foi julgado, e o título assegurado, o Nacional sagrava-se então hexacampeão de futebol profissional do Amazonas, feito único até hoje.
Campanha
Pos. Clube J V E P GF GS GP
1 Nacional-AM 17 15 01 01 31 05 +26
  • Artilheiro: Jasson, até então com 22 anos foi o artilheiro do Campeonato com 14 gols.

A Copa do Rei Hassan-1984. Campeão, título inédito.


Esse torneio foi disputado durante uma excursão do Nacional ao Marrocos, o clube foi o primeiro da região norte a fazer excursão fora da América latina. Na bagagem o clube trouxe o troféu do torneio no ano de 1981, torneio este que era realizado em homenagem ao Rei daquela monarquia, e o Nacional que estava na Série A do Campeonato Brasileiro foi o clube escolhido pra representar o Brasil, e não fez vergonha trazendo o campeonato.

Nesse ano, o time reserva ficou disputando o campeonato amazonense, enquanto o time principal disputava a Copa do Rei no Marrocos sob o comando do técnico Paulo Mendes. Resultado. Duplamente campeão, talvez seja por isso que os rivais tenham tanta dor de cotovelo, é a história de um gigante do nosso futebol, melhor dizendo, o maior de todos.
Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário