terça-feira, 5 de agosto de 2014

As sedes do Naça.

As sedes do Clube.

Av. Epaminondas.
A primeira sede social do Nacional foi instalada na gestão de José Onando Mendes e Coronel Leopoldo Matos, na hoje Avenida Epaminondas, Centro comercial da Manaus. Por lá ficou até a década de 30.
Na Saldanha Marinho.
A partir de 1930, o Nacional instalou sua sede à Rua Saldanha Marinho, na propriedade do conhecido comerciante J.G. de Araújo que cedeu o prédio ao clube por várias décadas apenas pelo amor a camisa, livrando o clube de qualquer aluguel ou despesa com a propriedade. A sede era toda pintada na cor azul, e tinha o escudo de gala no topo de sua parte frontal, contava ainda com uma quadra de esportes onde o clube praticava futsal e basquetebol.
A Vila Municipal.
Numa das gestões, houve a definitiva mudança para a Rua São Luís, na Vila Municipal de Manaus, antigo "Bairro dos Ingleses", quase em frente ao famoso "Castelinho", atual bairro de Adrianópolis, lá foi construída toda a estrutura social do clube, até hoje a maior de Manaus. No patrimônio da Vila Municipal está situado o campo onde por muitos anos o Nacional treinava.
Centro de Treinamentos Barbosa Filho.

Centro de treinamento de futebol e formação de atletas. O CT foi fundado em 16 de julho de 1980, e seu nome é uma homenagem a um dos grandes jogadores do clube, Barbosa Filho. O atleta também foi diretor de esportes e em algumas ocasiões também foi técnico da equipe de futebol.

Na sede da Rua Saldanha Marinho havia um leão enorme, em cobre se não me engano, na mudança para a Villa Municipal, alguém desviou o caminho e ele nunca mais apareceu. Uma pena. Se alguém souber o paradeiro, por favor nos informe, tentaremos resgatá-lo.  
Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário