terça-feira, 29 de julho de 2014

O eterno freguês.

Hoje, mais um capítulo da história do nosso futebol, específicamente, o Rio x Nal. 

1914 - O primeiro encontro. (Baú Velho)
Nacional e Rio Negro fizeram sua estreia na primeira edição do Campeonato Amazonense, em fevereiro de 1914, quando o torneio ainda era amador. O Naça estreou diante do Manaós, time que originou o início do processo de fundação do clube da Vila Municipal. Relatos históricos não confirmam o placar da partida. O Manaós sagrou-se campeão naquele ano, enquanto o Nacional terminou com o vice-campeonato. Em contrapartida, o Rio Negro, formado por jovens inexperientes, teve um desempenho oposto ao rival e acumulou derrotas expressivas. No mesmo campeonato, as agremiações estiveram frente a frente pela primeira vez, no Parque Amazonense, fundado em 1910, e foram nesses confrontos que ocorreram as duas maiores goleadas do Leão da Vila sobre o Galo (9 a 0 e 12 a 0). Neste ano, apenas cinco times disputaram o estadual.
Estádio da Colina, lotado.

Com uma melhor estrutura desde a sua fundação, o Nacional nos seus primeiros anos já despontava como uma potência do futebol local. Na mesma época, o Rio Negro se colocava como principal rival no campeonato local. O histórico do estadual entre 1916 e 1923 confirma: Foram sete títulos para o Nacional, o primeiro em 16, e um do Rio Negro, em 21, sendo que em todos os títulos conquistados pelo Nacional, com exceção de 19, o Galo foi o vice-campeão. O mesmo quadro se repetiu no único título do Barriga Preta.

Nessa época, sob influência do período da borracha, os primeiros torcedores dos clubes eram trabalhadores das firmas comerciais inglesas que existiam. Curiosamente, muitos eram estrangeiros (ingleses, franceses e portugueses). Os lusitanos foram os primeiros pedreiros que trabalharam na cidade. Até mesmo um clube foi fundado por conta do segmento, o Bancrévea Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário