sábado, 13 de julho de 2013

Projeto Fifa.

Jogadores do Amazonas participam de projeto destinado à Fifa

Intuito é avaliar o impacto fisiológico da sobrecarga térmica nos atletas. Projeto também passará por Fortaleza, Brasília e São Paulo

Por Tadeu Matsunaga e Adeilson Albuquerque Manaus
Comente agora

Manaus foi a primeira de quatro cidades escolhidas para a realização do 'Projeto de Avaliação do Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Jogadores de Futebol Profissional', que é realizado pelo Sindicado de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp), a Federação Nacional de Atletas Profissionais (Fenapaf) e a Federação Internacional de Futebolistas (FIFPro). O projeto também passará por Fortaleza, Brasília e São Paulo, e todos os dados serão encaminhados para a Fifa, com o intuito de chamar à atenção da entidade máxima do futebol  para os riscos de jogos em horários impróprios à integridade física dos atletas.
Treino Nacional-AM (Foto: Adeílson Albuquerque)Estudo foi feito na tarde desta quinta-feira (11) no CT do Nacional, na Zona Leste de Manaus (Foto: Adeílson Albuquerque)
O primeiro 'jogo simulatório', que serviu como estudo para os membros do projeto, aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), no CT Barbosa Filho, Zona Leste da cidade, em um amistoso entre os jogadores do Nacional-AM que não viajaram para Campinas, na partida pela Copa do Brasil, e um selecionado do Exército.
- Idealizamos esse projeto e investimos nessa tecnologia para que seja um divisor de águas na questão dos horários das partidas de futebol. Desde 2002, quando conseguimos aqui no Brasil que os jogos em horário de verão fossem realizados uma hora mais tarde, criou-se essa cultura de respeito aos atletas, tanto por parte da televisão quanto dos organizadores. Estamos extremamente preocupados com o que pode acontecer durante jogos marcados para as 13 horas e 15 horas - afirmou o presidente do Sapesp, ao site da instituição, Rinaldo Martorelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário