domingo, 11 de novembro de 2012

Letra do samba da banda do boulevard.


NACIONAL 100 ANOS: BOULEVARD, SAMBA E PANDEIRO
MÚSICA: MAESTRO EVALDO SANTOS
LETRA: DELEGA DO SAMBA E MOTA DO SAMBA


MEU NACIONAL, BOM DE BOLA
VAMOS CONTAR TUA HISTÓRIA
UM CENTENÁRIO DE GLÓRIAS
ESSA É A HORA!

TRAGO NA MINHA CAIXOLA
GRANDES MOMENTOS, VITÓRIAS
QUE FUTEBOL, SHOW DE BOLA,
VAI SER AGORA!

TUA ESTRELA É MINHA PAIXÃO
NACIONAL DO MEU CORAÇÃO!
LEÃO DA VILA, NASCI PRA TE AMAR
VEM COMIGO PRO MEU BOULEVARD.

NAÇA: O ELEVEN DE OUTRORA
JÁ FOI ONZE NA MEMÓRIA
ÁGUIA QUE RELUZ NO MEU BRASÃO

SOU AZUL E BRANCO POR INTEIRO
BOULEVARD, SAMBA E PANDEIRO
                                       EU SOU HEXACAMPEÃO! ( DE CORAÇÃO) BACKING VOZ


SOU O MAIS QUERIDO, SEMPRE AMADO
NÃO IMPORTA O GRAMADO.
                                     PARQUE, COLINA OU VIVALDÃO (TANTAS VEZES CAMPEÃO) BACKING

PEPETA PEDE A BOLA
ONETY DRIBLA“NA COLA”
CARECA E SULA: VITÓRIA!
ENTRAM PRA HISTÓRIA

CAMPOS, CEREZO, ISIDORO
DO NAÇA PRA SELEÇÃO
RAULINO: É GOL!
VAMO EMBORA!
É CAMPEÃO.

BANDA DO BOULEVARD – CARNAVAL 2013

O futebol é uma das maiores expressões da cultura popular em todo mundo e desde o início do século 20, os clubes de futebol passaram a fazer parte da formação da identidade cultural dos povos. Compromissada com a cultura popular de nossa terra e com a exaltação das temáticas ligadas ao Boulevard - que já foi Amazonas e que hoje celebra o nome de Álvaro Maia - a Banda do Boulevard terá para o carnaval de 2013 o tema: NACIONAL100ANOS:BOULEVARD, SAMBAEPANDEIRO. Em homenagem ao NACIONALFUTEBOLCLUBE, primeiro clube de futebol do Amazonas em atividade a completar 100 anos. A melodia do samba é de autoria do Maestro Evaldo Santos e a letra foi composta por Delega do Samba e Mota do Samba.

                A letra faz alusão à história do clube Mais Querido do Amazonas, até aqui, 41 vezes campeão amazonense de futebol, com 14 participações na primeira divisão do futebol brasileiro.Logo nas primeiras linhas o samba trás seu primeiro nome: Eleven Nacional que logo em seguida passou a se chamar Onze Nacional e, finalmente, Nacional Futebol Clube.
Há ainda menção ao Brasão composto por sua águia amarela, idealizada por Coreolano Durantem 1922 por ocasião do centenário da independência do Brasil; seu contorno é verde e no centro o escudo com o N azul com o fundo branco.  Logo acima da cabeça da águia encontra-se a famosa estrela azul de cinco pontas, escudo de fundação do clube.O Nacional é um dos poucos clubes do Brasil que possui o título de Hexacampeão estadual, conquistado seguidamente de 1976 a 1981.  E isso, é claro, não foi esquecido pelos compositores.
                               A Banda do Boulevard não poderia deixar de citar os palcos onde gerações de amazonenses assistiram às memoráveis conquistas do Leão da Vila Municipal, como é carinhosamente chamado por sua torcida, o clube das massas. Assim, estão mencionados a Colina – atual Estádio Ismael Benígno, o Parque Amazonense (primeiro estádio de Manaus) e finalmente, o  estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão que foi o palco em que se apresentaram Campos, Cerezo e Paulo Isidoro, atletas que começaram no Nacional e Chegaram à Seleção Brasileira.
              A Banda relembra às presentes e futuras gerações craques como Paulo Onety, considerado por muitos que o viram jogaro maior craque já produzido pelo Amazonas. Ele foi Campeão pelo Nacional nos anos de 41, 42,45 e 46.

                                    Outro jogador que não poderia faltar é Pepeta, campeão pelo Nacional em 63,64,68 e 69, autor do gol da vitória azulina no Maracanã em 69, contra o Grêmio Marigá-PR, na preliminar de Brasil e Venezuela, válida pelas eliminatórias da Copa de 1970. O Nacional era o Campeão Norte – Nordeste e o Marigá,Sul –Sudeste.
                                      Sula foi o Capitão de um dos times mais lembrados pela velha guarda nacionalina:Marialvo, Pedro Hamilton, Sula, Valdomiro e Téo; Mário Vieira e Rolinha, ; Zezé, Rangel, Pretinho e Pepeta.  Através de Sula, a Banda do Boulevard homenageia todos os Capitães dos diversos times formados pelo Nacional ao longo de sua centenária trajetória.
                                         Careca foi um jogador que marcou os anos 70. Morava em frente à sede do Nacional na Vila Municipal, foi artilheiro dos campeonatos de 78 e 79 e fez parte do elenco que conquistou, o então,inédito tetracampeonato na era Vivaldão.
                                          O rol de homenageados se encerra com Raulino, o autor do histórico gol do título de 1986, onde o Nacional foi mais uma vez tetracampeão amazonense.
Momento mágico de puro êxtase onde 46 mil pagantes assistiram ao gol marcado ainda no primeiro tempo na trave que ficava de costas para o centro da cidade.Raulino foi um atleta de muitos méritos mas que se eternizou por protagonizar esse momento de glória, nascido de uma jogada ensaia em que Luiz Florêncio saiu da lateral esquerda para cobrar falta sofrida por Botelho na ponta direita. Bola levantada na área, por trás da zaga Rionegrina e Murica testou para o meio da área nos pés de Raulino que emendou de primeira para o Gol no ângulo superior esquerdo do goleiro adversário.
                                             A Banda do Boulevard através desses atletas presta um tributo às diversas gerações de jogadores que ao longo das décadas ajudaram a construir a história de conquistas e glórias do Nacional Futebol Clube.

                     Que venha 2013 e que tenhamos todos mais um carnavalsem muros, democrático, familiar e repleto de alegria na Banda do Boulevard.  Afinal, como dizia Castro Alves: a praça é do povo, assim como o céu é do condor.

                                                 A Diretoria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário